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A Kodak pensou estar na "crista da onda", mas levou foi uma bela rasteira por pura miopia.

Olha que loucura… talvez você tenha aprendido errado. Quando o assunto é mercado disruptivo, mercado convencional transformado por tecnologia digitais, todo mundo diz meio sem pensar: "A Kodak não soube migrar para as Câmeras Digitais".

Mas esse fato NÃO poderia estar mais equivocado! A Kodak foi a precursora da tecnologia das câmeras digitais e chegou a ser líder desse mercado! Só que nem todo mundo lembra disso.

E fazia tudo certinho: câmera moderninha, colorida, com celebridades caríssimas fazendo propaganda. Qualquer um naquela época teria certeza de que a Kodak estava no caminho certo.

Mas espera aí… então o que deu errado?

Foi o seguinte: A empresa não soube construir sua saída do seu mercado antigo. Insistiu em investir dinheiro para manter o zumbi vivo. Ou seja, ao mesmo tempo, que estava acelerando as câmeras digitais tentou manter vivo o produto antigo à força, queimando recursos e foco.

E, por fazer isso, não conseguiu recursos disponíveis para investir no que ia ALÉM DA CÂMERA DIGITAL. Ficou presa na "pseudo-inovação" da câmera digital e não viu que os smartphones iriam detonar esse mercado rapidamente.

A câmera digital era tão disruptiva para a Kodak que ela não conseguiu ver no mercado que a substituição dela  pelo smartphone viria muito em breve. Irônico?Sim. Mas acontece todos os diascom carreiras, negócios, empresas, marcas...

A Kodak foi vítima das câmeras ANALÓGICAS E DIGITAIS, que era o seu grande “ganha-pão”.Então, qual a solução?Seria criar uma linha de smartphones? Talvez. Mas olhando com a visão de 2022 com um pensamento mais moderno,a Kodak tinha a faca e o queijo na mão para ser o precursor do Instagram, ou ter comprado a empresa no lugar de Zuckerberg.

Seria uma maneira de perpetuar seu PROPÓSITO (momentos memoráveis através de imagens, vídeos, o que for). Dinheiro não faltava. Faltou estratégia e visão de longo prazo.

E você? Já entendeu que a “nova economia” não perdoa falta de visão e estratégias ultrapassadas?

Só se vive para sempre, quem aprende a morrer o tempo todo. 

Aqui eu entendo que o verbo não é DESISTIR. O verbo é RECOMEÇAR, REINVENTAR, RENASCER. Isso posto, tenho uma pergunta. Você já está "se matando", está revivendo e renascendo diariamente ou está sendo passado para trás? Seu jeito de pensar (mentalidade) está fazendo você olhar seus novos planos e estratégias como deveria?

Pense bem. A Kodak  pensou estar na "crista da onda", mas levou foi uma bela rasteira por pura miopia.

Para melhorar o que existe hoje, o foco é capacitar líderes e empresas com modelos mentais, emocionais, motivacionais e ferramental estratégico para construírem seus planos daqui para frente.

Faça perguntas para você mesmo: 

* Como construir uma Estratégia que faça sentido para o propósito do meu negócio no século XXI?

* Como avaliar meu mercado e dos meus concorrentes e criar planos de ação em cima disso?

* Como construir fluxos rápidos de inovação, mantendo minha operação diária de pé?     

* Como mapear micro e macro de tendências e transformar tudo isso em oportunidades e não gerar problemas para mim no futuro?

Fique atento, porque alguém pode chegar para você dizendo que você NÃO é capaz de alguma coisa, que você NÃO dá conta, que você NÃO pode, que NÃO é seu lugar... Esse alguém está mostrando o LIMITE dele, NÃO O SEU. Reflita sobre as suas circunstâncias, seu limite pode estar ainda muito longe. E saiba que o ouro é fundido a mil graus. Dificilmente você será o MAIOR sem antes ter passado pelo PIOR.

Bem, tudo isso é só a "ponta do iceberg". Como disse o Edgar Corona (um nome de matar), fundador das Academias Bio Ritmo e Smartfit: Se eu não matar o meu negócio, outro vai matar.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Perdendo o mercado por pura miopia

A Kodak pensou estar na "crista da onda", mas levou foi uma bela rasteira por pura miopia.

Olha que loucura… talvez você tenha aprendido errado. Quando o assunto é mercado disruptivo, mercado convencional transformado por tecnologia digitais, todo mundo diz meio sem pensar: "A Kodak não soube migrar para as Câmeras Digitais".

Mas esse fato NÃO poderia estar mais equivocado! A Kodak foi a precursora da tecnologia das câmeras digitais e chegou a ser líder desse mercado! Só que nem todo mundo lembra disso.

E fazia tudo certinho: câmera moderninha, colorida, com celebridades caríssimas fazendo propaganda. Qualquer um naquela época teria certeza de que a Kodak estava no caminho certo.

Mas espera aí… então o que deu errado?

Foi o seguinte: A empresa não soube construir sua saída do seu mercado antigo. Insistiu em investir dinheiro para manter o zumbi vivo. Ou seja, ao mesmo tempo, que estava acelerando as câmeras digitais tentou manter vivo o produto antigo à força, queimando recursos e foco.

E, por fazer isso, não conseguiu recursos disponíveis para investir no que ia ALÉM DA CÂMERA DIGITAL. Ficou presa na "pseudo-inovação" da câmera digital e não viu que os smartphones iriam detonar esse mercado rapidamente.

A câmera digital era tão disruptiva para a Kodak que ela não conseguiu ver no mercado que a substituição dela  pelo smartphone viria muito em breve. Irônico?Sim. Mas acontece todos os diascom carreiras, negócios, empresas, marcas...

A Kodak foi vítima das câmeras ANALÓGICAS E DIGITAIS, que era o seu grande “ganha-pão”.Então, qual a solução?Seria criar uma linha de smartphones? Talvez. Mas olhando com a visão de 2022 com um pensamento mais moderno,a Kodak tinha a faca e o queijo na mão para ser o precursor do Instagram, ou ter comprado a empresa no lugar de Zuckerberg.

Seria uma maneira de perpetuar seu PROPÓSITO (momentos memoráveis através de imagens, vídeos, o que for). Dinheiro não faltava. Faltou estratégia e visão de longo prazo.

E você? Já entendeu que a “nova economia” não perdoa falta de visão e estratégias ultrapassadas?

Só se vive para sempre, quem aprende a morrer o tempo todo.

Aqui eu entendo que o verbo não é DESISTIR. O verbo é RECOMEÇAR, REINVENTAR, RENASCER. Isso posto, tenho uma pergunta. Você já está "se matando", está revivendo e renascendo diariamente ou está sendo passado para trás? Seu jeito de pensar (mentalidade) está fazendo você olhar seus novos planos e estratégias como deveria?

Pense bem. A Kodak  pensou estar na "crista da onda", mas levou foi uma bela rasteira por pura miopia.

Para melhorar o que existe hoje, o foco é capacitar líderes e empresas com modelos mentais, emocionais, motivacionais e ferramental estratégico para construírem seus planos daqui para frente.

Faça perguntas para você mesmo:

* Como construir uma Estratégia que faça sentido para o propósito do meu negócio no século XXI?

* Como avaliar meu mercado e dos meus concorrentes e criar planos de ação em cima disso?

* Como construir fluxos rápidos de inovação, mantendo minha operação diária de pé?     

* Como mapear micro e macro de tendências e transformar tudo isso em oportunidades e não gerar problemas para mim no futuro?

Fique atento, porque alguém pode chegar para você dizendo que você NÃO é capaz de alguma coisa, que você NÃO dá conta, que você NÃO pode, que NÃO é seu lugar... Esse alguém está mostrando o LIMITE dele, NÃO O SEU. Reflita sobre as suas circunstâncias, seu limite pode estar ainda muito longe. E saiba que o ouro é fundido a mil graus. Dificilmente você será o MAIOR sem antes ter passado pelo PIOR.

Bem, tudo isso é só a "ponta do iceberg". Como disse o Edgar Corona (um nome de matar), fundador das Academias Bio Ritmo e Smartfit: Se eu não matar o meu negócio, outro vai matar.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

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